Kilista, a Capital

Origem

    Antigamente, a localidade era conhecida por Basthos, uma terra marcada por sua fertilidade e cores exuberantes. Com a tentativa da criação de um conselho de líderes, o território teve seu nome alterado para Capital - por ser a base governamental que ligaria e uniria todas as demais nações. Naquela época, a Linguagem Antiga ainda era bastante predominante, e o nome Kilista (que significa: Centro) foi adotado também, apesar de entrar em desuso, tal nomenclatura ainda é bastante utilizada, principalmente por parte de sábios e estudiosos.
     Sua origem se de com o fim da Segunda Lamúria, após a dizimação de extensas civilizações e pedaços de terra. O objetivo era simples: unir e aproximar todos os seres vivos, a fim de impedir massacres semelhantes ao ocorrido e promover a paz. Há muito dilema quanto a essa fala. Todavia, foi a ideia principal e que trouxe grandes consequências para Allemerth, como a criação de diversos órgãos e instituições que passariam a regulamentar e fiscalizar muitas atividades no globo.

     Quando usamos o nome Capital, podemos estar nos referindo ao pedaço de terra que é liderado por um indivíduo indicado pelo Conselho ou pelo termo Capital que, basicamente, é toda a estrutura ideológica, política, social e econômica dirigida pela Confederação. Kilista tem a maior reputação entre todas as demais nações, reinos, países e impérios, e simplesmente é fundamental ter algum conhecimento mínimo sobre tal localidade, pois ali é encontrado a maior fonte de poder e conhecimento de Allemerth. Então, boa parte da história desse território é sabida por grande parte da população, pelo menos o que é dito pelo senso comum; as variadas nomenclaturas e termos técnicos também são parte da formação de qualquer indivíduo.
      Foquemos aqui na parte da Capital, enquanto território, deixaremos a parte política para a Confederação. Que pode ser acessado no pergaminho: Assembleia.

Algumas cidades, regiões e setores


Tramoia


Tramoia, a princpal cidade da Capital. Localizada em uma ilha: Dama Chorona. É basicamente todo o centro de Allemerth.

        A Capital fica localizado no continente Sankhar. É dito como o maior pedaço de terra existente no globo, mas atualmente existem estudos fortíssimos que indicam que Viahe é, de fato, a maior extensão territorial do planeta, tornando-o, o maior continente. O que tirararia um pouco de força da questão meramente estética de Kilista estar no maior pedaço de solo do mundo. Por mais que Allemerth tenha avançado em diversas questões, boa parte de governantes acreditam que tal fato torna esse território mais forte.
      Ironicamente, a capital da Capital está em uma cidade denominada Tramoia, ela é extremamente protegida e inexpugnável (obviamente, sabemos que não, pois a mesma ja fora tomada pelo Império Élfico, mas covenhamos que Kilista não estava em seus melhores dias). Nos dias atuais, o exército que a defende é o Irmãos da Pátria - umas das maiores forças bélicas atualmente -, que está submetido à Delegação da Segurança Setorial de Tramoia, que por sua vez fica subjugado à Delegação de Segurança Soberana.
      Tramoia é o maior centro comercial legal do mundo, apresentando grande circulão de diversas espécies de mercadorias e mantimentos. É uma cidade totalmente autosustentável e não necessita da realiazação do comércio para com outras regiões, entretanto, essa nação é retentora de de 19% da economia global, caso não exista exportações e importações, o Pecúlio - a moeda mais comum do planeta - quebra, levando a uma quebra na economia de indeterminadas nações. Obviamente, sabemos que na cidade não existe todos os suprimentos necessários para a sobrevivência dessa localidade, mas é possível viver por cerca de dois anos, sem a negociação com outros países, isso é um estudo feito por Dailoka Ni Baggun (uma talentosa nas artes da economia).
       Vale ressaltar que o quinto banco mais popular do mundo fica lozalizado nessa nação. O Banco Alteroso é dirigido pela própria Confederação.
Parte ocidental de Tramoia, com a visão dos Dutos.
     Existem grandes caminhos fortificados para entrar em Tramoia, são os Dutos Convecionais, localizados mais a oeste da cidade, foram criados para facilitar a passagem de mercadorias, tanto para saída, quanto para a entrada. Muitas vezes tais passagens foram utilizadas como mecanismos para invasões e tentativas de ataques, como o Maiaiai; Taca'bate, Duelo das Províncias, Imac'kloin e a Formação Quando Defende. Esses eventos são marcados nos livros e trouxeram algumas repercussões, porém, todos foram falhos. Existem alguns outros momentos que tiveram êxitos e levaram a um domínio temporário da cidade, ao todo, foram três: A Revolta; O Fim da Tirania (ou Surpresa dos Elfos) e o Maklosh.
    Como já mencionado, o líder de Tramoia, que é chamado de Crustal (significa: aliado), é indicado pelo Conselho, por uma votação (conhecida por Nas Cegas), onde todos os muitos líderes das outras nações votam em um indivíduo. São dezoito indivíduos indicados pelos próprios tramoenses. A votação é realizada de três em três anos na Máxima - a torre de reunião dos governantes. E no evento Tastor, é anunciado quem será o novo representante da cidade, juntamente com isso, ocorrem feiras e uma das maiores festas conhecidas. O nome do festival é na realidade o apelido do primeiro líder desse território.
A festa Tastor.

      As etnias e as línguas faladas na cidade são as mais variadas, é possível encontra basicamente de tudo nessa reigão. Um pouco de cada cultura e conhecimento são fudnamentais para formular a famigerada metrópole do mundo. Entretanto, aqui não encontramos as melhores casas e trabalhos, há bastante desiguldade social e é surpreendente o quanto a qualidade de vida é péssima para a população mais pobre. Roubos, assassinatos e prostituição são bem comuns por aqui. Os bórdeis, apesar de serem ilegais, são poucos fiscalizados e são incidentes em locais mais obscuros.
     Não é possível determinar uma única religião em Tramoia, porém a Baustemah - a religião  mais popular do mundo - é super bem vista na localidade. Existem muitos devotos que buscam por voz no Conselho, para provavelmente instaurarem uma doutrinação dos demais indivíduos. A prática dessa crença é evidente, visto que inúmeros templos são construídos a cada celebração do Tastor, ou até mesmo a cada semana, dentre eles está o Trevo da Luz - a maior sede da religião.
      Existem duas outras grandes cidades em Dama Chorosa, entretanto, não comentaremos aqui. O nome das províncias são: Matada e Progrento.

Torre Máxima.

Ma'lo

     Esse pedaço de terra fica em uma ilha denominada Luminosa, ao lado de Dama Chorosa, e o arquipélago - composto de cinco ilhas - está em uma baía conhecida como Boca de Dragão. Tal localidade não apresenta um vastidão é quase totalmente recoberto por muralhas, na qual impedem o acesso. É protegido por uma divisão do Irmãos da Pátria, juntamente com outro exército financiado pelas nações que regem o Conselho: os Imbatíveis. 
Ilha de Luminosa, com sua única cidade: Ma'lo.
      Em Ma'lo encontramos a famigerada Confederação, é o órgão máximo da Capital que subjuga todas as demais instituições dentro da legislação da assembleia. Essa coligação, por sua vez, surgiu juntamente com a criação do Conselho, e serve como uma diretoria para seus subordinados. Vale ressaltar que nem todas as outras nações se filiaram à Confederação, logo, as leis, normas e condutas não são seguidas por esses países, e assim, não recebem auxílios e nem proteção, se necessário.
      Essa ilha é bastante planificada, com pouca diversidade de clima e relevo (basicamente é tudo plano aqui), desse modo, é impossível que Ma'lo sobreviva sem ajuda de sua vizinha: Dama Chorosa. Todos suprimentos são cedidos pela cidade de Tramoia. O produto produzida na ilha de Luminosa é basicamente os serviços políticos de Allemerth.
       Somente membros de algum instituto ou órgão da Confederação podem adentrar em Ma'lo, nem mesmo os líderes das nações participantes tem esse direito. Não se sabe sobre nenhuma tentativa de invasão nessas terras - aliás, todo o foco está em Tramoia, a verdadeira imagem da Capital. Uma vez por ano, as portas da ilha de Luminosa são abertas para que estudantes e aspirantes ao conhecimento conheçam a estrutura e a funcionalidade da Confederação da Capital.


Montes Sublimes

      As outras três ilhas do arquipélago não pertencem a Capital. Seguimos para um vasto território localizado ao norte de Sankhar. Digamos que aqui temos a verdadeira concentração de indivíduos.

"O dinheiro de Tramoia, as ideias de Ma'lo e o trabalho dos Montes" - Desconhecido

      Acima temos uma fala bastante replicada pela população de Montes Sublimes. É sabido que a Capital é formada de um tripé, com essas três regiões exercendo papéis importantíssimos para ditarem os rumos a serem tomados. Entretanto, a probeza é bem evidente em quase metade popualação residente, muitos circulam por essas terras apenas para conseguirem chegar em Tramoia, onde é realizado o "verdadeiro" comércio. O prejuízo que é deixado para trás gera um desconforto com os moradores de Montes.
     Apesar dos apesares, podemos dizer que temos a produção em massa de tecidos. E conta como sendo a segunda localidade de maior influência nas vestimentas - que gera bastante lucro. Diante disso, o trabalho é fundamental, logo, para qualquer raça e indivíduo, há oportunidades. Não podemos negar que produtos inovadores sempre saem daqui, junto com ferramentas e peças que trazem o futuro para mais perto. Temos uma metrópole do desenvolvimento aqui.
      Com os altos índices de desiguldade e com tamanha fome e probreza, o líder da Capital sempre buscam usar de políticas para auxiliarem todas partes da população. E diferente de outras nações, em Montes Sublimes e em Ma'lo não há governantes ou um vassalo, todo trabalho é feito pelo próprio suserano eleito pelo Conselho, porém existem divisões da Confederação que tomam conta dos assuntos nacionais da Capital.

Território de Montes Sublimes.
     Por sua vez, Montes é dividido em três outras regiões, para facilitar a organização de manutenção da grandiosa cidade. Aliás, a maior cidade do mundo é Sublimes. Também chamado de setores, temos: Raiz, Caule e Folhas. São separadas por questões de produção. Na Raiz  encontramos a venda de insumos e produtos que não podem faltar para que indivíduo sobreviva; no Caule existe a mencionada mão de obra envolvendo vestimentas, tecidos e roupas; já na Folhas temos todo o processo de inovação com a criação de mercadorias e novas invenções. Muitos acreditam que essa divisão envolva classes social ou cultura, pois na no Caule temos as pessoas mais pobres. Outros dizem que é uma divisão cultural, visto que há mais thirgos nas Folhas do que em outras regiões. Mas simplesmente podemos concordar com a divisão estrtutural. 
     Existe uma torre enorme que divide todas essas áreas, ela é chamada de Orquídea, é a moradia do líder da Capital - que quase nunca fica ali. Por ser um território extremamente grandioso, muita mão de obra e matéria prima são necessários, logo encontramos outros motivo para que Tramoia realize comércio - aliás suas duas outras irmãs não conseguiriam se autosustentar. 
     Muito da cultura de Matada,  Progrento, Tramoia e de Ma'lo partem de Montes, e é basicamente disso que a Capital é formada. Um troca mútua entre essas Cinco Irmãs.

Mapa do continente de Sankhar, demonstrando as terras da Capital

Comentários