Raças

________________________________________________
Alguns dados para você, sábio.
       Para continuar sua jornada, conheça mais sobre as raças da história, suas características exclusivas, costumes e sua personalidade. Não seja egocêntrico a ponto de ignorar outras existências, além da sua.
________________________________________________


 As raças de Allemerth 

No vasto território de Allemerth, atualmente, se encontram sete raças - sem contar suas subdivisões, isto é, sub-gêneros da classificação padrão de cada uma. Contanto, mostra-se aqui apenas alguns aspectos como personalidade e características gerais de cada raça, pois há diferentes culturas e sociedades de cada espécie, e é impossível listar todas, já que também algumas são desconhecidas pela Confederação da Capital.
Foi determinado pela Confederação, que, a diferença entre raça e criatura se da pelo nível de compreensão e raciocínio, dado isso, criaram uma "tabela" de nível intelectual (NIE), que mede de 0-10 (de forma geral) a capacidade mental de cada raça. Os valores foram/são dados por todos do Conselho, e são, no entanto, incertos. Este também abrangem o nível de evolução da espécie.



________________________________________________

Thirgos


Características Gerais
       São enormes -comparado aos humanos- os adultos da espécie tendem a atingir uma média de altura entre 1.85m a 2m, as fêmeas , e 1.90m a 2.10m, os machos. 
       A textura de sua pele é bem macia (não igual a dos elfos), mas isso não deixa de proporcionar uma alta resistência a raça. Talvez esse tenha sido um dos fatores mais chamativos na evolução da espécie, sua pele. Só perdendo para a rugosa pele dos Orcs. Os Thirgos vivem anos a mais que todas as outras raças,existentes atualmente em Allemerth, devido ao seu sistema altamente protetor e conservador, e graças a fatores externos como sua pele já mencionada. Voltando ao assunto de seu corpo, a raça tem uma coloração de cores que vai de branco-cinza à bege (as sociedades de Thirgos mais conhecidas).
       Um dos pontos que caracterizam a raça são seus chifres. Todos os eles, ao menos os que não são portadores de deficiência -  o que é muito difícil pra esta raça, já que seu sistema é avançadíssimo na regeneração de partes defeituosas (durante a formação) -, pois acabam morrendo devido a dificuldades no organismo, desenvolvem chifres na parte superior da cabeça. O tamanho e formato é incerto , talvez tenha algum padrão genético. Nos tempos antigos para os Torgos, quem portava os maiores chifres eram os governantes (talvez por ser símbolo de poder), mas isso são em tempos perdidos, a mesma não gosta de reviver esses pensamentos, já que são orgulhosos de si, e são estão sempre unidos.
       Os olhos podem variar de uma cor clara - amarelado, laranja - à uma cor escura - bege, cinza, preto. O rosto muita das vezes segue um padrão  onde os olhos são bem curtos, o nariz reto e pouco largo (sem muitos detalhes,) e uma boca mais ou menos carnuda. As orelhas são extremamente compridas e demasiadamente abertas. São maiores que as orelhas dos Elfos, "perdendo" esteticamente nesse ponto.
                    
Personalidade Geral
       Vivem em conjuntos, realizando a maior parte das tarefas desta forma. Seguem um modelo de vida pouco variado, depende de cada um, por isso não se sabe ao certo. São reservados com suas coisas e seus povos (família, casa, laços principais). Valorizam o trabalho em equipe, e valorizam o trabalho eficiente. Preferem a própria raça acima de tudo e defendem fortemente o que é de seu domínio. São orgulhosos e bastantes honrosos, mas um tanto arrogante, na visão de outros. Pregam a perfeição antes de muitas coisas. Os seus chifres representam força e audácia.

Curiosidades e Costumes
       . Os Thirgos são considerados os maiores domadores de dragões;
       . As fêmeas são tratadas igualmente aos machos, talvez tenham sido mais dominantes nos tempos de outrora;
       .  Durante a gestação, o casal de Thirgos viajam pelos reinos (de seus domínios) em busca da paz interior.

Tipo: Terrestre
(NIE) = 9

________________________________________________

Elfos


Características Gerais
       Seres medianos com uma altura que varia geralmente entre 1,65 e 1,75. Em tempos antigos chegavam até 1,80. Por costume, a maior parte das sociedades élficas tem um padrão de cabelos longos e corpos esguios e atléticos, embora, além de algumas outras sociedades não seguirem esse padrão, a crise em muitas delas fez com que mesmo as que antes o seguiam, agora sejam incapazes de manter sua aparência desejada.
      De tonalidades mais claras (havendo exceções, obviamente), apresentam orelhas vislumbrantes, uma característica marcante da espécie, os Thirgos, geralmente, sentem desgosto por esse aspecto dos elfos, visto que as sua orelhas são menos valorizadas por outras raças em função das majestosas dos Elfos. Sua pele é mais macia de todas, com alta resistência contra choques mecânicos. Alguns acreditam que são a fonte da juventude, já que sua pele apresenta poucas ou nenhumas rugas.
       A arcada dentária dessa espécie é excepcional e apresenta quase nenhum defeito, os dentes são totalmente brancos. Seus olhos com um tamanho de pequeno a médio tem colorações diversificadas (incomparável aos Deganos), mas com um vasta gamas de possibilidades.

Personalidade Geral
       Considerados seres de beleza sem igual, além de uma forte espiritualidade, os elfos já foram grandes líderes de potências por Allemerth, hoje, o Grande Império Élfico foi completamente desmembrado e outras sociedades marcadas por suas características próprias  surgiram no lugar, não que fosse uma hegemonia perfeita em tempos passados, mas a considerada majestosa nação não é o mínimo do que fora. Essa questão é crucial para entender-se que há um gama variedades de Elfos nos dias de hoje e como são muito orgulhosos (uma característica geral), os mesmo provém de valores e portes diferentes.
       Extremamente honrosos e orgulhos - em sua maioria -, como dito há diferentes vertentes, logo, ou vivem totalmente em conjuntos ou solos. Conseguem ser muito criativos e lidarem com qualquer situação posta. Não são tão arrogantes e estupefatos quanto os Thirgos, mas defendem a todo custo o que consideram como valoroso (seja bom ou ruim). São convictos de seus ideais e se não considerarem alguém com um valor, pouquíssimas vezes são persuadidos. Diferentes do Deranos, que tornam-se um só conjunto entre indivíduo - natureza, os Elfos são capazes de dominar a natureza e domesticar diversas criaturas (a força, a sua vontade).


Curiosidade e Costumes
       . Conseguem ser mais furtivos que quaisquer outra raça;
       . Alto grau de arquitetura e artes;
       . Conseguem realizar diversas tarefas e dominar divertas habilidades;
       . Recuperam o vigor rapidamente;
       . São ótimos com o domínio da natureza.

Tipo: Terrestre
(NIE) = 8.5

________________________________________________

Deganos 


Características Gerais
      A altura média para as fêmeas vai de  1.55 a 1.70, e para os machos de 1.60 a 1.75.
A coloração de sua pele é de bem rosada (clara), amarelo-rosado a tons escuros como amarelado e/ou marrom.
       Em seu corpo possuem marcas de diferentes tamanhos e formas, são mais presentes próximo ao peito/costas, e as cores sempre variam de tons acima ou a baixo do da pele. Há transtornos onde as manchas podem obter uma coloração totalmente diferente do tom da pele.
       Os seus olhos possuem vários tipos de cores, é como uma explosão de um arco íris,  e também  há espécie de "pintas" na parte do íris - são,muita das vezes,mais escuro que a cor do olho - em alguns casos as pintas podem estar no cristalino do olho, ou então, em ambas partes. Os olhos dos Deganos são bem largos e grandes, um poço alma do mesmo.
       O tamanho do nariz varia pelo formato do rosto - que pode ser 'fofo' a totalmente convexo-, suas bocas são bem desenhadas e carnudas, algumas obtém traços bem finos. Suas orelhas são pequenas e possuem duas pontas, uma maior (na parte superior) e outra bem curta, na parte inferior. São como pequenas asas.
       Os Deganos também possuem lindas presas, que são finas, porém grandes. Em muitos dos casos uma ou duas delas saem pra fora da boca. Mesmo não se sentindo ofendidos, os Deganos odeiam ser comparado com os Orcs, pelo menos no aspecto de suas presas, já que zelam pela aparência deste dente. Também são portadores de garras afiadíssimas.
       São uma das raças com mais facilidade em se adaptar, seja a climas totalmente diferentes e/ou altitudes extremas. Sua pele, no entanto, não é tão rígida contra impactos.

Personalidade Geral
       Como os humanos, os Deganos buscam por aventuras e são um tanto curiosos. Visam o trabalho em equipe, porém buscam o desenvolvimento pessoal ao mesmo tempo. Querem sempre estar de bem consigo mesmo e com os outros, e estão a maior parte do tempo levantando o humor de qualquer um. Isso é mais como um adjetivo geral, pois é como um extinto para eles.
       Mesmo havendo alguns da espécie que são totalmente opostos a tudo citado, a maioria tem uma visão de "ajuda" diferente da de todos, porque gostam de se ajudar (pelo menos os Deganos da própria raça). São confiantes, e por isso, mesmo não sendo totalmente eficazes iguais aos Thirgos e aos Elfos, são donos de grandes reinos e impérios, e há bastantes coisas em que o nome da raça está a cima do nome dos orelhudos (elfos e thirgos). 
       O modo de vida é bastante corrido, optam por várias atividades no dia, e criam famílias com bastantes herdeiros. Estão sempre juntos na infância de seus filhos. Os laços da família de origem não são tão fortes - depois de crescidos -, mas quando pequenos permanecem super ligados a casa de origem.
 
Curiosidades e Costumes
       . Bastantes curiosos e exploradores;
       . A maior quantidade de indivíduos existentes em Allemerth é de Deganos;
       . São inconstantes e adoram adaptar-se a conceitos novos;
       . São os indivíduos terrestres mais ágeis;
       . Tem alta capacidade adaptativa ao meio;
       . Sãos os melhores para lidar com animais.

Tipo: Terrestre
(NIE) = 7.5

________________________________________________

Humanos


Características Gerais
       Talvez a raça mais confusa de todas e a mais... diferente. Seja por suas transformações e mudanças a longo ou a pequeno prazo.
       A espécie atinge alturas mádias de 1.60 à 1.90 - tanto os machos quanto as fêmeas. Há casos onde as pessoas desta raça medem menos de 1.40, e são consideradas Anões, e com todo respeito, não devem ser classificados como uma outra raça. Tendo visto que são considerados como "aberrações" e/ou 'anormais'.
       Esses seres apresentam cores de diversos tons, como branco, rosa, preto, amarelo, e outras variações. São comumente adaptativos ao meio, porém bem pouco, comparado aos Deganos. Sua pele é rígida perto da dos Elfos, mas macia em analogia aos Orcs.
       É a raça com maiores variação de estrutura óssea e corpórea. Uma orelha pequena diferente das demais raças e um nariz comumente menos sútil que dos Elfos e Thirgos. Seu porte é geralmente o mais robusto do que essas duas raças mencionadas. São bastante semelhantes aos Deganos, tirando as várias peculiaridades da outra raça.
   
Personalidade Geral
       Essa é a raça mais sociável existente, isso pode trazer bastante benéficos como malefícios. É claro que é uma generalização, porém são os maiores causadores de conflitos internos dentro de suas nações. São capazes de resistir a grandes problemas e sabem persistir a várias situações. Demasiadamente espontâneos e extintivos. Não apresentam um humor comum a todos, mas são egocêntricos e em boa parte interesseiros.

Curiosidades e Costumes
      . Altíssima capacidade de resiliência;
      . Ótimos apropriadores de cultura e costumes;
      . Espécie com a maior variação de humor.

Tipo: Terrestre
(NIE) = 7

________________________________________________

In-aquanus


Características Gerais
       Uma raça que, durante vários séculos, foi considerada apenas um mito. Estima-se que os In-aquanus (ou também Inaquanus) tenham, fêmeas, entre 1.60 e 1.75 e machos entre 2.00 e 2.15,  Esta raça tem duas divisões extremamente importantes: os In-aquanus dultis (ou In-aquanus da água doce) e os In-aquanus mares (ou In-aquanus de água salgada/do mar).
       As tonalidades de suas peles, olhos, cabelos e pêlos são de cores diversificadíssimas.

       Nota-se uma ligeira diferença entre ambas as divisões , tanto na aparência quanto no comportamento.

Personalidade Geral
        In-aquanus dultis são considerados de personalidade semelhante a dos humanos. Ou seja, sua personalidade é variada, individual. Eles são muito inteligentes, construindo vilarejos e até mesmo cidades de baixo da água. São considerados muito vaidosos, esse apreço pela beleza foi considerado por Álin Zéndrish como "semelhante a dos elfos".
       Com os In-aquanus mares tudo é bem diferente. São muito agressivos, dominadores e cruéis. Verdadeiros caçadores, não passam fome por nada, e não hesitam em devorar uns aos outros se necessário. A força é considerada o principal em sua sociedade, tomando o lugar da vaidade. Lá, o corpo ideal seria esguio e veloz, possuindo dentes grandes e afiados (o mesmo para as unhas). As fêmeas são as mais esguias e possuem a função principal de perseguir a presa. Caso o alvo seja muito grande, prendem o alvo e aguardam a vinda de um macho (que são maiores e mais fortes).
Dultis não se reproduzem com frequência, tendo uma população muito bem controlada. Vivem por cerca de 350 anos, encontrando a morte antes do tempo apenas se a mesma vier de forma violenta. Se tornam adolescentes por volta dos 20 anos, adultos aos 42 e, então, são considerados idosos e ficam mais fracos apenas aos 315 anos. É uma vida longa, e os adultos só pensam de fato na reprodução quando o número de idosos começa a crescer. A maioria planeja os nascimentos.
Por outro lado, Mares vivem no máximo 120 anos, isso se não se matarem antes. Sua cultura descontrolada faz com que muitos nem sequer cheguem aos 50. Essa mortalidade alta cria a necessidade de maior reprodução entre eles.

Curiosidade e Costumes
       . Algumas fêmeas da raça costumam realizar cantos que hipnotizam marinheiros e piratas diversos, para atraí-los e realizar suas vontades, são as de água salgada, geralmente;

Tipo: Aquático
(NIE) = 8 


________________________________________________

Orcs


Características Gerais
       Há também os conhecidos Orcs, criaturas de porte robusto e rígido. Mesmo tendo essa forma com uma massa tremenda em seu corpo, eles tendem a ser curvados, obtendo um aspecto de 'pequenos'. A altura média da espécie é de 1.50 à 1.70, para ambos os gêneros.
        São de cores esverdeadas e amarronzadas. Seus olhos são, em maiores casos, profundos com cores claras se opondo a dos elfos. Em alguns orcs suas presas saem pra fora devido a má formação (que é comum na raça).

Personalidade Geral
       Seja bem ou mal a raça, algo que não pode se negar é a valentia e determinação da tal,

conseguem alcançar seus objetivos mesmo que gere consequências, e isso talvez seja um defeito para as sociedades de Orcs mais radicais, e de fato já gerou. Estão dispostos a defender tudo que é de seu domínio e também à abrangi-los. Não duvide da ferocidade dessa espécie, podem parecer imprevisíveis, porém são mais que isso, muitos acreditam que esta raça é execrável, bestial e inculta, todavia já provaram o contrário - ao menos alguns tribais -, este é o modo de convívio da espécie, e estão dispostos à viver assim para assegurar sua sobrevivência e ambição.
       Ainda que tratemos apenas dos pontos gerais da raça, os Orcs são uma das espécies que tem poucos dados usuais, visto que o pensamento coletivo depende de cada um, de qualquer forma os Orcs ficam em segundo lugar nesse quesito, perdendo apenas para os Humanos.

   
Curiosidade e Costumes
       . São a raça mais radical existente, em diversos quesitos;
       . Conseguem domesticas animais extremamente selvagens;
       . Apresentam alto índice de poligamia dentro da espécie;
       . Boa parte da tribo iniciam os jovens na arte da luta desde pequeninhos;
       . Sentem pouco frio e usam poucas vestimentas.

Tipo: Terrestre
(NIE) = 5


________________________________________________

Gargos


Características Gerais 

       De uma altura que pode variar entre 1.65 a 1.70m para fêmeas e 1.45 a 1.55m para machos, os

Gargos sempre foram uma raça considerada um tanto misteriosa. Sua vida e organização social — isolados em altas montanhas de difícil acesso e contato — nunca permitiu maiores avanços no campo dos estudiosos de sociedades comuns, assim como no caso dos In-aquanus. Possuem uma linguagem única, não listada por nenhum intelectual. Suas asas são um pouco maiores que seus corpos e parecem ainda mais majestosas quando abertas. O tronco é retorcido de maneira peculiar.  Seus calcanhares são levemente dobrados. Oficialmente foram observadas cores amarronzadas e beges na pele, apesar de regiões diferentes de Allemerth indicarem (oralmente) Gargos com colorações puxadas para o vermelho, rosa e laranja, além de alguns indivíduos serem descritos como inteiramente cinzentos (estes, sempre avistados em regiões frias). 

Na realidade, não se sabe ao certo quão diversificada pode ser essa espécie.


Temperamento e personalidade geral

       Apesar de não se conhecer muito a respeito desses indivíduos, é possível afirmar que são uma das raças com mais vigor. Viveram, outrora, junto com as demais raças, porém devido a vários fatores moram em regiões isoladas. São extremamente tímidos perante a outros. Os maiores relatos que se tem dessa raça são de anões que moram em encostas de montanhas.


Curiosidade e Costumes

  • Criam suas colônias em enseadas com elevadas montanhas;

  • Vivem em grandes grupos;

  • As gárgulas (estátuas) foram criadas a partir de rápidos desenhos feitos durante a observação de Gargos, muito tempo atrás. Conta-se que sua vida era razoavelmente menos isolada na época, o que não permitia muito contato, mas possibilitava a observação mais frequente.

  • “Gargo” é o que Sozano, um antigo e estudioso degano, ouviu como resposta quando questionou um gargo sobre como se chamavam os membros daquela espécie. Na realidade, não se sabe o que “gargo” significa, nem sequer é possível ter certeza de que essa foi a exata palavra dita pelo indivíduo;

  • Alguns pesquisadores teorizam que Gargos tem algum nível de parentesco com dragões. Outros, com demônios. Essas especulações, entretanto, são inteiramente baseadas no que foi dito e observado ao longe, muito tempo atrás.



________________________________________________

Subdivisões 


       Segue uma lista de subdivisões das raças listadas acima, apenas lembrando que são apenas as raças conhecidas e oficializadas pelas Confederação, isso torna a lista incompleta, visto que devem existir inúmeras outras variações das espécies.

Elfos
Elfos Iluminados

Deganos
 . Parasitas (encontrados nas Ilhas de Fogo, perto de uma névoa)  com aspecto "vampiresco", matando outras raças - se morderem - ou infectando, outros deganos.

In-aquanus
. Água dulcícola
. Água salgada