Bancos

No nosso atual modo de vida, as moedas são fundamentais para as trocas - o escambo têm se tornando-se pouco atraente e tende a decair com tempo - o que nos leva aos poderosos arrecadores de capital que criaram instituições protetoras e fornecedoras de dinheiro. São as Casas de Moeda, Casas de Riqueza ou Bancos, os diversos nomes remetem-se a locais reconhecidos pela Confederação (ou não, em alguns casos) como entidades financeiras.

"Na vida têm se títulos, poderes ou riquezas - até mesmo dois ou os três. Lembre-se, priorize o ouro, o mesmo compra qualquer um dos outros" - Lumpa, Arauto Chato
       Para contruir-se um casebre, cultivar grandes plantações, criar gados e animais é necessário que tenha-se em mãos alguns recursos (caso você não seja um herdeiro). Grandiosos castelos e fortalezas também não surgem do nada e a mão de obra é fundamental, até mesmo para que um imperador exija a criação de seu forte é fundamental que haja comida para seus servos - para isso: é necessário de moedas (e muitas). De fato o dinheiro não é inerente a muitos indivíduos. Caso você não tenha sorte na vida vagabunda, seja roubando, cobrando por sequestros, ou até mesmo não tenha nascido em um berço luxuoso com um nome de uma Casa poderosíssima retentora de riquezas e terras, o ouro é desconhecido pela sua pessoa. Entretanto, atualmente, grandes instituições tornaram-se conhecidas e atrantes para muitos que desejam começar uma nova vida: os Bancos.

       Não se sabe os primórdios dessa iniciativa, porém é algo que tem funcionado bastante e que chama a atenção de grandes indivíduos, seja para que esses comecem a praticar esse ramo ou para que consiga algum capital emprestado. As Casas de Moeda surgiram antes da Unificação da Capital, ou seja, a Confederação não está muito ligada com os bancos individuais, apesar de terem criado uma instituição própria. Abaixo, listamos algumas das Casas de Riqueza no nosso mundo.

Peleja 


      Esse é o Banco mais popular em Allemerth, atualmente é o que realiza maior negociações e trocas com diferentes nações. Sendo assim, o mais seguro e confiável. Além de ter grande influência em muitos assuntos políticos e força dentro de várias nações.
      É reconhecido pela Confederação como sendo uma Casa de Riqueza e atua legalmente realizando suas transações. Apesar disso, a Capital já aplicou sanções para que Peleja perdesse força nas questões monetárias, o que não de muito certo e isso é abafado até nos dias de hoje. Por estar vinculado com a instituição da Capital, esse Banco está sobre as diretrizes da Secção das Diretrizes Financeiras e Monetárias (um órgão da Confederação que realiza fiscalizações e regulamenta algumas coisas). Todavia, Peleja é livre e individual, podendo cuidar de seus próprios assuntos.
      Localizada em Yuaber, foi fundada por um conselho com muitas raças - alguns dizem que até orcs participaram - e hoje é dirigida por um grupo denominado Chefes Dourados. Além disso, há uma companhia própria de soldados que realizam a proteção da instituição; e também realizam a entrega de avisos e intimações, são os Deliquentes. Caso haja problemas em pagamentos ou em trocas, prazos são dados e, se não cumpridos, sua vida está posta em jogo. Os Deliquentes irão atrás do indivíduo e realizarão a sentença: morte.

Peleja extremamente segura e fortificada. Há encatamentos e feitiços protegendo o local.

Mina d'Ouro


Mina d'Ouro, aparentemente apenas um forte simples.
       Os humanos pequenos, ou mais chamados de anões, estão espalhados por todo globo, alguns em Ferrosa, nas Ilhas de Fogo, outros em Tetas, no continente Pruk e os conhecidíssimos por serem retentores de ouros e criadores do Mina d'Ouro em Império Defeso, por Yuaber. Esses são famosos por suas vestes coloridas e seus adereços exuberantes que demonstram sua riqueza. A companhia de anões, o Filhos Afortunados ou, perjorativamente, Monstros Ricos, tem em sua posse a segunda maior poderosa instituição relacionada a dinheiro.
      Fundado em tempos muito antigos, ainda sendo apenas uma forma de ajuda para os indivíduos considerados "diferentes", assim como eles, os Filhos Afortunados viram uma forma de obter bastante lucro além da venda de armas, tal como seus rivais de Ferrosa. Desse modo, a Casa de Riqueza começou a crescer até tornar-se grandiosa como é hoje.
       Toda sua estrutura fica escondido no subsolo, onde muitos níveis são necessários para se chegar nos tremendos cofres, no qual o ouro pode realmente brilhar. Somente indivíduos treinados e autorizados sabem manusear os grandes elevadores que levam a essa masmorra profunda. É impossível que algo seja roubado aqui, tentativas já foram feitas e nenhuma deu certo. Casos como Defuntos Desafortunados, Tentativa Perdida Bujlin são eventos conhecido de indivíduos que tentaram obter todo a riqueza desse local. A história afirma convictamente que nenhuma pessoa consegueria sair desse lugar sem o conhecimento que os anões retém. Encontramos o melhor lugar para guardar um objeto de valor, mas uma quantia deve ser desembolsada e paga periodicamente.
       A Confederação tem alguns problemas quanto a esse banco e não o reconhece como entidade legal. Entretanto, nada é feito a respeito e muitos indivíduos fazem negociações com essa Casa de Moedas sem problema alguma. Algumas questões não são entendidadas nem pelos próprios Sábios, mas é algo a se pensar. 


Casa Lauto 

      Esse banco foi criado por elfos, em associações com thirgos e alguns deganos, entretanto, sua direção tem forte intervenção humana, talvez por estar localizado nas terras de Saizash, em Denhor, ou simplesmente pela desmotivação que os muitos indivíduos dessas outras raças encontraram em dirigir uma instituição dessa. 
       A Moeda Comum, ou Pecúlio é feita por aqui, a pedido da Confederação, ou seja, há muita fiscalizações e proteção, para que não haja furtos e roubos, ou simplesmente problemas. Apesar de tudo isso, só uma parte desse dinheiro é feita aqui, pois o Banco Alteroso não consegue produzir a quantidade necessária para manter a economia do globo. Desse modo, é uma Casa de Moeda com bastante vislumbre, apesar de perder para Peleja e Mina d'Ouro em questões de negociações, popularidade e riqueza.

Casa Lauto, bastante protegida e com entradas secretas. 
       Há bastante vigilância, podemos contar com a defesa do próprio banco, assim como o exército de Denhor e da Capital fazendo escolta de sacos de moedas e realizando a fiscalização correta de tudo que ocorre ali dentro. O rochedo é estrategicamente uma proteção das laterais e da traseira dessa Casa de Riqueza e esse edifício também foi construído com uma estética de Alammus Font Resor, um elfo extremamente conhecido que projeta grandes edifícios. Sendo assim, temos algo bastante agradável de se ver, considerado um Marco Estrutural de Allemerth (são os grandes monumentos e construções do mundo)


Espólios

       Até então considerado acabado, o banco fora destruído na Terceira Lamúria, por estar localizado no Império Predo - que está dizimado e não se chama mais assim -, Espólios ressurgiu das cinzas com uma nova sede em Pruk: no território de Rolaga. Com uma grande história por trás, temos a influência e participação de deganos nessa instituição, criada por orcs. 
       A riqueza fora recuperada com um árduo trabalho e muito esforço. Atualmente, Banco Alteroso e Espólios disputam para se manter no páreo da popularidade. O que não fica nada fácil para o primeiro, visto que são uma Casa de Riqueza da própria Confederação que está abaixo de um Banco de orcs (raça que ainda é julgada e massacrada por outrem). 

Espólios de antigamente, em Predo. Hoje em dia está localizada em Rolaga e adota uma estética semelhante ao que tornara-se após ser destruída. 
      A proteção desse local é feita por mercenários pagos, apesar de poucas pessoas tentarem adentrar em Rolaga e usufruir das riquezas dessa Casa. Entretanto, ainda sim há a existência de poderosas armadilhas até chegarmos nesse banco, e um círculo enorme de magia protegendo esse local. Não há evidências de alguém que conseguira entrar sem permissão. 
      Surgiram muitas discussões com a aceitação ou não dessa instituição, porém a Confederação permite a existência da mesma. 


Banco Alteroso 

       Com todos essas Casas de Moeda, a Confederação não podia ficar para trás. Em 2 d.u. foi criado pelo Conselho, um orgão que iria comandar as questões financeira de Allemerth, além de um banco que iria auxiliar todos os membros que necessitassem. Com o passar do tempo, a arrecadação de riquezas e lucros também foi um dos motivos para que Banco Alteroso entrasse na disputa por maiores trocas e transações.
       Aqui também temos uma proteção fortíssima, localizado em Kilista, na Capital, na nação de Tramoia, o exército protege fortemente essa instituição que fica bastante afastada em com uma localização oculta. A Confederação usa muitos recursos para favorecer e receber favores de Alteroso, aliás, são regidos pelo mesmo Conselho.

Os primórdios de Banco Alteroso, antes de esbanjar os metais brilhantes em sua estrutura. As neblinas ajudam a ocultar sua localização.
       O pessoal que toma conta dessa Casa da Riqueza participa de uma segmentação Secção das Diretrizes Financeiras e Monetárias, e são chamados de Altéreos. Há uma grande hierarquia nesse sistema que não será mencionada. Porém os líderes usam roupas das cores bege e laranja, com um tecido grosso e macio, são escolhidos por Sábios do Conselho.
       A Moeda Comum, em sua maioria, é feita nesse local, sendo distribuída no comércio. Além disso, parte do dinheiro já tem fundos para quais são destinados, por exemplo, fomentar os orgãos da Confederação.


Luxos ou Banco de Miaden 


     É a primeira Casa de Moeda criada por uma nação. É muito popular por emprestar ouro para diversos países em Bencrouva. Além de auxiliar em missão de aventureiros e na reparação de monumentos e construções - há criação de novos.
     Luxos passa uma visão de ser bastante aconchegante por não ter exércitos e feitiços protegendo o Banco o dia todo. O lema é, basicamente, para que todos sejam bem vindos. Assim, muitas pessoas se sentem confortável em realizar transações com essa Casa. Porém, dívidas não são perdodas, como em Peleja, devedores não são perdoados.
      Há controvérsias com relação ao Banco de Miaden, muitas conversas apontam em influências polítcas desse banco em questões de diversas nações, chegando a ameaças, mas nada se sabe. Existe pactos de fidelidade e de ajuda mútua dentro dessa instituição, o que é bastante interessante, já que fortalece o vínculo entre os trocadores.

Entrada do Banco de Miaden.



Há também muitos outras entidades financeiras que não foram mencionadas. Colocamos apenas as mais populares. É importante não se limitar aos termos aqui colcoados, pois existem entidades que realizam serviços iguais e semelhantes que não se consideram "Bancos". 


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