O estudo para tornar-se um Sábio...

Sabemos que o conhecimento em nosso mundo é vasto, amplo e diversificado. Logo, não podemos generalizar questões e temas para decidirmos o que torna uma pessoas estudiosa ou não, visto que existem várias formas de inteligência por Allemerth. Entretanto, como estamos rodeados de nomenclaturas, há uma convenção formal que organiza e delibera quem poderá tornar-se um mestre nas mais variadaas áreas de aprendizagens e obter o título de Sábio.

Indivíduo estudando no Cenáculo.
       Pós a Primeira Lamúria, muitas inovações surgiram no mundo, e por volta do ano de 1005a.u., um thirgo, chamado de Brael Insthofin', ou Brael da Luz, teve a ideia de reunir indivíduos que almejavam, sobretudo, conhecimento. Na nação denominada Matestro, no continente de Duableu, o homem juntou recursos e fundou um edifício: Cultivo, que ao mais tardar se expandiria e ficaria conhecido como Cenáculo Profundo - a famosa Academia Resplandecente, também identificado como Jiorzhia, na Língua Antiga.
       O clube fundado teria com objetivo reunir a maior quantidade de informações existentes no planeta e, juntamente com isso, desenvolver novas técnicas e novos conhecimentos, para formar estudiosos e mestres. Imediatamente, o nosso mundo teria mais habilidades e poderia lidar melhor com os mais diferentes assuntos e questões.
       O Período das Fagulhas obteve esse nome por ser uma "faísca" no modo de pensar que estava surgindo naquele momento. É inegável que a ideia de Brael mudou muito a forma como pensamos nos dias de hoje, além de promover inúmeros avanços no planeta.


Academia 

       Para iniciar os aprendizados denro da Jiorzhia não é necessário muitos pré requisitos, basta o seu desejo. Todavia, há rituais de iniciação e um tempo mínimo para que você permaneça dentro do Cenáculo e realize seus estudos, caso você saia antes de completá-los, irá receber um pergaminho de desertor: ele apenas impossibilita que a pessoa volte para a Academia. Portanto, muita cautela deve ser tomada.

Observação: pode ser solicitado para o Onisciente, que é um grupo formado de cinco indivíduos que lideram o Cenáculo, um tempo de afastamento. Pode ser aceito ou não.

Um Sábio mago que usa seu cetro da Estrelada como um cajado para a realização de feitiços.

       Com o surgimento da Capital, a Confederação decidiu criar um órgão que iria auxiliar a Academia e começaria a financiar a criação de novos intitutos e sedes, para que os indivíduos que almejam tornar-se Sábios pudessem desfrutar das melhores experiências e conhecimentos que Allemerth tem a oferecer. É a Repartição do Saber, localizada em Ma'lo, juntamente com as outras instituições.
       Não demorou para que centros de observações do céu fossem fundados em locais distantes, como no Abismo Fumegante - nas Ilhas de Fogo. Ou edifícios de estudo sobre a magia em Servalha. Como também aprendizagens sobre o mar, nas ilhas de Nákthu. Vale lembrar que cada sede apresenta um nome, como são diversas, não focaremos em nenhuma por aqui.
       Após concluir o estudo fundamental, com as artes obrigatórias, o Sábio pode escolher continuar praticando conhecimento ou deixar a Academia - ele obtém o direito de voltar futuramente, caso deseje. E com isso, obtém um documento que demonstra seu intelecto.


Estrelada

       Um estudioso consegue demonstrar a conclusão de sua aprendizagem por meio de um documento denominado Estrelada, que é um conjunto formado por um papiro com a melhor qualidade, infelizmente não se sabe sua composição, e também por um cetro não muito grande com uma estrela negra, uma turmalina rara. Muitos Sábios dizem o cetro é mais uma imagem de exuberância do que do próprio saber, repreendendo o objeto recebido. Por sua vez, o pergaminho é o suficiente pra demonstrar que a pessoa em questão realizou seus estudos de forma correta.
       Para conseguir tornar-se um conselheiro de um líder, ou representante do Conselho, em Kilista, ou apenas poder dizer que é um Sábio, é fundamental que o indivíduo tenha adiquirido tal documento. Porém, é necessário realizar os estudos obrigatórios antes de deixar a Academia. Listaremos alguns.


As Artes do conhecimento

       Contamos com dezenas de aprendizagens, sendo algumas inerentes para todos mestres e algumas optativas, que irão agregar mais sabedoria. 


Conhecimentos Fundamentais
- Arte da Economia;
- Estudo de espécimes (criaturas: plantas animais);
- Compreensão corporal;
- Artes Arcanas;
- Sabedoria histórica;
- Sabedoria geográfica;
- Antropologia das raças;
- O Místico;
- Mitologias e Crenças;
- Relativismo;
- Artes Curativas Reais (básico);
- Estudo de poções;
- Estudo de venenos e seus antídotos;
- Estudo de opções curativas;
- Conhecimento de músicas (inicial);
- Análise da mentalidade;
- Apuração do "espírito" - é bastante criticado por muitos.


Conhecimentos Optativos 
- Artes Divinas;
- Necromancia (proibida em 599d.u.);
- Alquimia;
- Artes Curativas Reais (complexa);
- Sensações e sentimentos;
- Conhecimento de músicas (avançado);
- Turotância - um estudo muito específico de plantas;
- Merotância - um estudo muito específico de animais;
- Tipologia de "monstros";
- Concepção da arte da guerra;
- Etrogu - estudos e conhecimentos das diferentes armas e ferramentas existentes;






Ao concluir a aprendizagem, com os as Artes Fundamentais, o cetro vem com uma pedra negra. Com a realização de estudos Optativos, uma pequena gema é incrustada na Estrelada, cada uma com sua respectiva cor.






Comentários